Onicofose É uma condição patológica da prega ungueal (produção de queratina) desenvolvendo calosidades. A proliferação do tecido hiperqueratósico pode ser um resultado da extensão do tecido da prega ungueal, edemaciado e inflamado agravados
pela presença de pequenos calos endurecidos na região das pregas. Pode ser também evidenciado nestes casos uma certa hipertrofia da cutícula. A produção da queratina torna as bordas e as paredes internas das pregas periungueais mais espessas. Etiologia : Compressão lateral exercida por um sapato estreito sobre um dedo adjacente acometido de uma anormalidade estrutural e ocorre geralmente no hárux. Corte indevido da unha, em particular se a lâmina fica em degrau. A espícula mais próxima da prega ungueal (por atrito) pode irritar o epitélio e dar origem à formação de um calo. Violenta e não necessária exploração da prega ungueal resultando em uma irritação com excessivo espessamento do extrato córneo. Sinais/sintomas : Pregas perinungueais mais espessas, endurecidas, muito dolorosas e com dificuldade de deambulação.
O tratamento mais indicado e aficaz e o que é feito com fmm.As órteses são grandes aliadas do podólogo no tratamento da unha encravada e onicofose.São pequenos aparelhos confeccionados com materiais que, utilizados em conjunto, abrem a curvatura da lâmina através da tração e, assim, facilitam seu crescimento no local onde ocorre a onicocriptose ou a onicofose, aliviando consideravelmente a dor do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário