Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Df, Brazil
marcelina machado: Eu sou... aquela menina em corpo de mulher... que sempre acha uma brecha para sorrir... mesmo que as circunstâncias sejam contrárias... Sou aquela... que sempre quer fazer alguém feliz... aquela que você pode contar para todas as horas... Sou aquela... Que sabe ser amiga... aquela que respeita as nossas diferenças, aquela que te corrige quando você está errada... Mas mesma quando está zangada contigo... te ajuda quando é preciso! Eu sou aquela que tem Deus como seu porto seguro... sou aquela que pede toda a noite... Senhor... proteja os meus amigos... meus familiares... meus colegas de trabalho... e aquele que o Senhor prepara... Senhor não esqueça de derramar sobre cada um deles a tua bênção e sua felicidade... e para mim... só a alegria deles me basta... eu só quero estar viva para vê-los sorrir... e nas suas lágrimas para não deixá-las cair! Eu sou aquela... que não é perfeita... mas tenta da o seu melhor em tudo!!!!EU SOU ASSIM......

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cuidados com as mãos e unhas...


Não é só o corpo que merece atenção. As mãos não podem ficar de fora dos cuidados diários e precisam de hidratação para evitar o ressecamento.

Mãos e unhas

Mãos ressecadas, com unhas manchadas, roídas e quebradiças são queixas comuns, principalmente nos dias mais frios. Mas não se preocupe, cuidados simples podem deixar as mãos macias e as unhas fortes e bonitas.
Segundo Marcelo Bellini, professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, as mãos ficam mais expostas ao vento, água fria ou quente. Como possui menos glândulas sebáceas, a capacidade de produzir oleosidade natural é menor. Por isso, a atenção deve ser maior para evitar ressecamento e, até mesmo, fissuras.
“O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a proteção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar. Assim, é possível prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol”, alerta Ana Beatriz Schmidt, dermatologia e tricologista do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (Iptcp). Não esqueça de que é necessário reaplicar o filtro após a lavagem das mãos.
As unhas quebradiças estão associadas ao descolamento transversal das camadas da unha e também à imersão freqüente das mãos e unhas na água. “Também podem ocorrer por deficiência de ferro, anemia, alterações da circulação sanguínea (periférica) e até por outras doenças menos comuns”, revela a médica.

Unhas saudáveis

Um dos fatores que podem deixar as unhas feias é o hábito de roê-las. Ana Beatriz diz que o tratamento é baseado na motivação da paciente. “Podemos prescrever cremes com sabor amargo para tirar a motivação do ato de roer, usar anti-sépticos locais e cremes antimicrobianos se houver infecção secundária”, afirma a dermatologista.
Remover ou não a cutícula gera sempre dúvida, já que é uma película protetora contra a entrada de microorganismos. “Devemos evitar retirá-la profundamente e sim empurrá-la com uma espátula, removendo apenas o excesso de pele. Procure deixar as unhas sem esmalte pelo menos uma noite por semana, para evitar o ressecamento”, explica Ana Beatriz. Não deixe de usar seus próprios instrumentos de manicure quando for fazer as unhas, evitando micoses, alergias e a transmissão de doenças.
O uso de unhas postiças acrílicas, como as de porcelana, pode provocar a chamada dermatite de contato alérgica após dois a quatro meses da aplicação, o que causa fissuras na unha verdadeira, que se torna mais fina e frágil. Já as unhas artificiais de plástico, se usadas por mais de quatro dias, podem provocar a onicólise - separação do corpo da unha da base - e também há possibilidade de ocorrer dermatite de contato.
Os produtos de limpeza também podem causar a dermatite de contato, quando algum dos componentes provoca uma agressão, levando ao aparecimento de lesões eritematosas e pruriginosas. “Proteja-as com luvas ao manipular produtos de limpeza ou substâncias irritantes”, lembra Bellini.

Hidratação das mãos é importante

Não se esqueça do cuidado com as mãos e unhas, que geralmente são deixadas de lado. Elas também mostram os sinais de envelhecimento que podem ser evitados e, se instalados, tratados.
A dermatologista diz que o hidratante corporal pode ser usado nas mãos, porém, o ideal é priorizar o uso de cremes mais específicos, pois a área das mãos é mais exposta ao sol e a repetidas lavagens. Desse modo, necessita de mais atenção.
“Durante o dia, procure utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta) que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. Já à noite,as fórmulas devem conter uréia, ácido lático e lactato de amônio, que têm alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, principalmente ao dirigir”.

Laserterapia no tratamento de onicomicose.


Tratamento de Onicomicos por Fototerapia Direta é aquela em que uma fonte de luz é utilizada diretamente sobre o tecido-alvo.

As onicomicoses (doença no corpo da unha causada por fungos, provocando alterações na sua forma, cor e espessura), popularmente conhecidas como micose de unha causa grande incômodo, tanto para estética como para a saúde dos pés.
Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 12 meses para as unhas dos pés.

PARECE MAIS NÃO É!
É importante dizer que para se ter um correto diagnóstico é preciso realizar exames micológicos e cultura, pois algumas onicopatias (doença do corpo da unha), podem apresentar as mesmas características que as onicomicoses.
PSORIASE UNGUEAL (provoca pequenos “furos” na unha (unhas em dedal) ou menos freqüentemente esfarelamento ou sulcos na unha).
ONÍCOLISE (quando o corpo da unha perde sua adesão ao leito ungueal, fica sem transparência e se torna amarelada.
DERMATITE DE CONTATO (Inflamação causada pelo contato com uma determinada substância.)
ONICOFÓSE (calosidades que se forma sob os sulcos ungueais do corpo da unha), e outras.

ALTERAÇÕES DO CORPO DA UNHA
ANEMIA:
Unhas quebradiças, secas, opacas, sulcos transversais (vários).
CARDÍACAS:
Unhas curvadas para baixo, alargado, coloração arroxeada e pontos arroxeados.
RENAIS:
Engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unhas metade marrom, metade clara.
FÍGADO:
Ocorre na cirrose - cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal à parte distal, unha pálida amarelada, arredondamento e aumento da unha.
DIABETE:
Unhas avermelhadas e com vasos na pele, engrossamento das unhas, micose mais freqüente e engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
LEUCEMIA:
Unhas quebradiça, hiperqueratose (engrossamento) ou perda total da unha.
Na podologia trabalhamos com o Laser de Baixa Potência (quando os valores atingem até 100 W de potência ) e que poderá trabalhar em baixa intensidade, utilizado para tratamento de algias, inflamações e cicatrizações dos tecidos.
O Laser é a única fonte de luz que se propaga de forma organizada, em uma mesma direção, por meio de ondas de comprimento idêntico. Tais características o tornam um emissor de grandes quantidades de energia e de fácil manipulação. O significado da palavra LASER é amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.
FOTOTERAPIA:
Como os demais tipos de tratamento, a fototerapia apresenta algumas limitações, como a necessidade de equipamentos específicos, a adesão do paciente.
Porque usar:
O principal fator é a não toxidade;
O uso prolongado de remédios (antibióticos, antimicóticos): altera o equilíbrio natural do organismo, causando danos ao mesmo;
Custo alto e demorado, de alguns tipos de tratamento e seus resultados nem sempre favoráveis, muitas recidivas;

É a única terapia onde a célula é alimentada pela energia da luz. Ou seja, além de ativar os processos químicos , a célula doente envolvida no processo , se recupera, promovendo um restabelecimento rápido e duradouro.

É Necessário que o podólogo/podologista se dedique aos estudos do laser, entender a luz Laser como um fenômeno com características especiais e depois a interação dessa luz com os tecidos biológicos antes de iniciar as aplicações. Conhecimentos dos possíveis riscos durante a irradiação e dos cuidados existentes são requisitos essenciais para todos os profissionais que utilizam o Laser.