As unhas são muitas vezes afectadas pela psoríase. Este tipo de psoríase é denominado "psoríase ungueal", ou psoríase da unhas. A psoríase das unhas afecta cerca de metade dos doentes com psoríase. As unhas das mãos são frequentemente mais afectadas dos que as dos pés.
A rotura do processo de queratinização resulta numa aceleração da taxa de crescimento, o que altera o aspecto físico das unhas.
As unhas podem ser a única área afectada no início da psoríase, especialmente nas crianças, surgindo depressões nas unhas ou o esfarelamento destas. Devido à sua localização, a psoríase das unhas pode ser dolorosa.
As pessoas que têm psoríase durante vários anos estão no entanto em maior risco de desenvolver lesões ungueais do que as que desenvolveram psoríase recentemente.
Quais são os sintomas da psoríase das unhas?
As unhas tornam-se mais espessas e na sua superfície surgem pequenos buracos, assemelhando-se à parede de um dedal.
Em muitos casos, a unha pode ser facilmente levantada do dedo (à separação da unha do sabugo denomina-se onicosquise).
Podem ser observadas outras lesões: a pele por baixo da unha torna-se mais espessa (hiperqueratose subungueal), podem surgir linhas longitudinais ou transversais, podendo igualmente a unha tornar-se descolorada com manchas amareladas ou de tom salmão. Por vezes a unha torna-se esbranquiçada e opaca; a isto denomina-se leuconíquia. Em geral a unha pode tornar-se descolorada, frágil ou lascada.
As unhas podem ser totalmente desalojadas ou destruídas por esta condição.
A inflamação pode igualmente estender-se sob a unha e, neste caso, as lesões não estão em contacto com o ar, o que torna a cicatrização difícil.
A psoríase das unhas está sempre associada a outras lesões noutras partes do corpo?
Por vezes a unha é o único local a sofrer as lesões, embora possam estar igualmente presentes lesões noutras partes do corpo. Crê-se que as pessoas com psoríase generalizada estejam mais propensas a desenvolver psoríase das unhas. No entanto, os doentes podem sofrem de psoríase grave das unhas sem terem outras lesões cutâneas graves.
Sabe-se que a grande maioria dos doentes que desenvolvem psoríase das unhas virá também a sofrer de artrite psoriásica, uma das formas mas graves da condição.